A origem do termo heavy metal é um tanto nebulosa. Dizem que ele teria sido retirado dos versos "I like smoke and lightning, heavy metal thunder" [Eu gosto de fumaça e raios, trovão de metal pesado, em inglês], da famosa "Born to Be Wild", da banda californiana dos anos 60 Steppenwolf.
- O escritor Mike Jahn, crítico de rock do jornal "New York Times" na época, diz ter sido o primeiro a escrever a expressão. "No fim dos anos 60 e no começo dos 70, muitas bandas usavam o imaginário metálico ou de equipamentos pesados em seus nomes: Led Zeppelin, Iron Butterfly, Grand Funk Railroad e MC5 (Motor City Five). “Eu os descrevi citando a frase "heavy metal thunder", do Steppenwolf".”
- O nome de outro crítico também aparece como pai do metal: Lester Bangs teria inventado o termo quando trabalhava na mítica revista "Creem", nos anos 70.
- Uma origem menos provável é a de a expressão ter sido retirada do romance beat "Almoço Nu" (1959), de William Burroughs (1914-1997).
O metal teve o auge de sua popularidade nos anos 80, no qual o mundo viu o nascimento do movimento NWOBHM (“New Wave Of British Heavy Metal”, ou, em português, “Nova Onda do Heavy Metal Britânico”) foi cunhado em 1979 pelo jornalista Geoff Barton, que escrevia para o semanário inglês “Sounds”. A chamada época de ouro do metal viu milhares de banda despontando com destaque para Iron Maiden, Judas Priest, Saxon, Def Leppard entre outras.
Para a próxima coluna: alguns termos que você pode usar e outros os quais você JAMAIS deve usar dentro do Heavy Metal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário